Delegado Armando Pacheco Superintendente de Policia Civil da Capital (Foto: Nilson Figueiredo) |
Por Anselmo Oliveira / Ascom SSP
Para a Superintendência da Policia Civil da Capital (SPCC), o ano de 2015 foi de muitos trabalhos e resultados positivos, onde o intuito principal foi combater a criminalidade da ruas da capital maranhense. A SPCC somando esforços com as delegacias da região metropolitana, tiveram êxito nas suas ações que resultaram na prisão de traficantes, latrocidas, homicidas e vários mandados de prisões.
A Superintendência da Policia Civil da Capital, que tem a sua frente o experiente delegado Armando Pacheco, que avalia como positivas as ações realizadas nesse ano e destaca as principais operações executadas em sua área de atuação.
Entre as operações de destaque, podemos destacar a “Operação Saturação”, que teve o objetivo de coibir assaltos a residências, assim como estabelecimentos comerciais, com apoio de cerca de 64 agentes civis e 16 viaturas distribuídas em diversos locais da grande São Luís e região metropolitana. Na ocasião foram realizadas prisões, pelos crimes de tráfico de drogas, porte ilegal de armas, além de 900 veículos que foram abordados em todas as regiões da capital.
Dando continuidade em suas ações, a SPCC por meio da “Operação Hermes I”, conseguiu estourar casas de jogos de azar localizados na região central de São Luís, que resultou na apreensão 94 máquinas de jogos.
Vale destacar, que por meio da delegacia de roubos e furtos, a polícia civil conseguiu prender uma quadrilha especialista em vários crimes, entre roubos de veículos, assaltos e roubos a residências, com bando foram apreendidos motocicletas, duas armas de fogos e um equipamento de som avaliado em cerca de 5 mil reais.
Em relação a crimes contra vida, a SPCC conseguiu colocar vários homicidas e latrocidas atrás das grades, um caso de grande repercussão foi o caso do estudante Rafael, que foi alvejado por um tiro e não resistindo vindo a falecer, o crime ocorreu em maio na rua rio branco, na ocasião a polícia prendeu Jerson Coelho, vulgo “maçarico”, suspeito de cometer o latrocínio. É importante frisar a prisão de Ribamar Monteiro Serra, conhecido como “fio de nicolau”, acusado pela morte de um empresário na capital em 2004.
No mês de dezembro, sem sombra de dúvidas, o mês mais proveitoso para a Superintendência da Capital, pois durante o último mês do ano, a polícia civil conseguiu desmontar um laboratório que falsificava bebidas de luxo no bairro do Sá Viana, onde foram encontrados indícios de criminalidade. Na ação foram presos Luís Carlos Guimaraes Carneiro e alguns membros de sua família.
No intuito de combater o tráfico de drogas, a polícia civil conseguiu tirar de circulação elementos, suspeitos de serem grandes distribuidores de entorpecentes na capital, o caso mais recente foi na região do centro histórico, onde foram presos Antônio Santos, Marcelo Silva e Raimundo de Abreu, com eles foram encontrados cerca de 740 papelotes de uma substância parecida com o crack. O trio é considerado os maiores distribuidores de drogas da região do centro.
Não podemos esquecer de destacar as ações que a SPCC realizou no intuito de estreitar os laços com a sociedade, como por exemplo, disponibilizar e aprimorar os serviços com os conselhos comunitários da capital e de retirar das ruas pessoas em situação de risco, além de dependentes químicas.
“Tudo isso é resultado de um trabalho em conjunto entre a polícia civil, que visa principalmente a tranquilidade da população “destacou Armando Pacheco.
Apesar das dificuldades enfrentadas ao logo do ano, os resultados foram satisfatórios principalmente se tratando da união entre todas as delegacias para a execução de suas atividades. A polícia civil da capital sem dúvidas alguma conclui o ano com o sentimento de dever cumprido e com boas perspectivas para os novos projetos que virão em 2016, tendo sempre o foco em oferecer e garantir segurança e tranquilidade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário