terça-feira, 22 de dezembro de 2015

Bombeiros levam emoção e alegria a pacientes do Hospital Geral Tarquínio Lopes em São Luis

Pacientes, familiares e profissionais do Hospital do Câncer ‘Tarquínio Lopes’, localizado no Centro de São Luís, vivenciaram uma manhã especial nesta terça-feira (22), com a visita do Corpo de Bombeiros do Maranhão (CBMMA), na semana em que se celebra o natal.
A programação faz parte das atividades natalinas da Corporação, e foi coordenada pelo Batalhão de Busca e Salvamento (BBS). Participaram também, a Banda de Música e a Capelania. A intenção foi levar aos pacientes daquela unidade de saúde, momentos de alegria e descontração, amenizando os efeitos dos tratamentos aos quais são submetidos.
“Agradeço a Deus. Hoje foi mais um momento de grande emoção para todos nós que formamos o Corpo de Bombeiros do Maranhão. Um gesto simples, porém, repleto de simbologia. Somos seres humanos e pulsa em nossos corações, o sentimento de gratidão, e principalmente de amor ao próximo. Sair um pouco de nossas rotinas diárias nos quarteis e poder trazer uma mensagem de esperança e de paz a estas pessoas, a poucos dias do Natal, ficará nossas vidas para sempre”, ressaltou, emocionado, o comandante geral do CBMMA, coronel Célio Roberto de Araújo.
Com cânticos natalinos e religiosos, os militares percorreram todas as alas e setores do hospital. Um dos momentos mais marcantes foi a chegada de um bombeiro vestido de Papai Noel, a uma das janelas da enfermaria, apresentação realizada com o auxílio da Escada Magirus. Todos os pacientes foram presenteados com panetones e bíblias.
“Foi uma das maiores emoções que já vivi nesses anos. Recebi o carinho dos bombeiros e da equipe do hospital, que são minha família no hospital”, declarou o paciente Domingos, 76 anos.
Na visita, a equipe foi recepcionada pelo diretor administrativo, Raimundo Lima Lindoso, que agradeceu o empenho do Corpo de Bombeiros que trabalha incansavelmente em prol da população, e que mesmo enfrentando as dificuldades, exerce o serviço com amor e abnegação. “Esse ato representou um grande impacto na vida destas pessoas que aqui se encontram. Estamos agradecidos por este apoio e a doação dos Bombeiros do Maranhão”.
Maria Pereira, de 48 anos, era uma das mais animadas. Ela contou que pediu para estar arrumada, já que ia receber a visita dos bombeiros. “Estou feliz em receber o carinho e a atenção desses homens e mulheres que tanto admiramos. É um ânimo para todos nós que estamos aqui lutando pela vida”.
“Cada um de nós veio a este hospital com a missão de resgatar o real significado do Natal, que é o nascimento do menino Jesus. É uma oportunidade de agradecer a Deus por tantas dádivas e vitórias que alcançamos ao longo deste ano. Por isso, viemos estender nossa mão amiga a quem está internado, em busca da cura, em um ato de amor”, concluiu o 1º sargento Jean Francis.

Proerd forma 527 alunos em Chapadinha


O Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd), da Polícia Militar do Maranhão (PMMA), promoveu a formatura de 527 alunos do 5º ano do Ensino fundamental de várias escolas da rede municipal de Chapadinha. A solenidade ocorreu no ginásio poliesportivo Raimundo Nonato Vale, na sexta-feira (18). Durante a formatura, a mascote DARE esteve presente, cantou e encantou os alunos.
Ao longo do Programa, as crianças receberam ensinamentos de como resistir às drogas e sobre os malefícios do uso de entorpecentes. Os alunos tiveram, durante 16 semanas, o acompanhamento dos instrutores do Proerd.
As aulas foram ministradas por policiais militares que trabalharam as lições do Livro do Estudante Proerd e desenvolvem ações voltadas para resgatar a autoestima e uma cultura de paz, estabelecendo um elo de amizade e confiança com as crianças participantes.
Os policiais militares desenvolvem um trabalho educativo de prevenção, de forma voluntária. Além de suas atividades de policiamento, eles contribuem, semanalmente, nas ações com as crianças. O Proerd é mais uma estratégia de prevenção às drogas e à violência, que conta com a parceria entre Polícia Militar, escola e família.
Ao final do curso todos os alunos escreveram uma redação, falando sobre os conhecimentos adquiridos. As 17 melhores foram premiadas com placas. Três crianças fizeram a leitura dos seus trabalhos. A aluna Ana Cristina Monteles representou a escola Tancredo de Almeida Neves; e Wilky Tiago, a escola Aldalina Silva Machado. Um sargento fez a leitura da redação da aluna especial Tamires Dourado.
Pelo apoio ao longo do Programa, foram homenageados com a placa “Amigo do Proerd”, a prefeita de Chapadinha, Maria Ducilene Pontes Cordeiro; a secretária municipal de Educação, Maria Coelho Pimentel Gomes; e a coordenadora Pedagógica, e Romênia Mendes Lima Silva.
Entre as autoridades presentes, o coronel José Mariano Almeida Neto, representando o comandante Geral da PMMA; o tenente coronel Glauber Miranda, comandante do 16º BPM; além dos professores e diretores da rede municipal de Chapadinha e pais de alunos.

Firme e Forte, é assim que SPCC define suas ações em 2015

Delegado Armando Pacheco Superintendente de Policia Civil da Capital
 (Foto: Nilson Figueiredo)

Por Anselmo Oliveira / Ascom SSP
Para a Superintendência da Policia Civil da Capital (SPCC), o ano de 2015 foi de muitos trabalhos e resultados positivos, onde o intuito principal foi combater a criminalidade da ruas da capital maranhense. A SPCC somando esforços com as delegacias da região metropolitana, tiveram êxito nas suas ações que resultaram na prisão de traficantes, latrocidas, homicidas e vários mandados de prisões.
A Superintendência da Policia Civil da Capital, que tem a sua frente o experiente delegado Armando Pacheco, que avalia como positivas as ações realizadas nesse ano e destaca as principais operações executadas em sua área de atuação.
Entre as operações de destaque, podemos destacar a “Operação Saturação”, que teve o objetivo de coibir assaltos a residências, assim como estabelecimentos comerciais, com apoio de cerca de 64 agentes civis e 16 viaturas distribuídas em diversos locais da grande São Luís e região metropolitana. Na ocasião foram realizadas prisões, pelos crimes de tráfico de drogas, porte ilegal de armas, além de 900 veículos que foram abordados em todas as regiões da capital.
Dando continuidade em suas ações, a SPCC por meio da “Operação Hermes I”, conseguiu estourar casas de jogos de azar localizados na região central de São Luís, que resultou na apreensão 94 máquinas de jogos.
Vale destacar, que por meio da delegacia de roubos e furtos, a polícia civil conseguiu prender uma quadrilha especialista em vários crimes, entre roubos de veículos, assaltos e roubos a residências, com bando foram apreendidos motocicletas, duas armas de fogos e um equipamento de som avaliado em cerca de 5 mil reais.
Em relação a crimes contra vida, a SPCC conseguiu colocar vários homicidas e latrocidas atrás das grades, um caso de grande repercussão foi o caso do estudante Rafael, que foi alvejado por um tiro e não resistindo vindo a falecer, o crime ocorreu em maio na rua rio branco, na ocasião a polícia prendeu Jerson Coelho, vulgo “maçarico”, suspeito de cometer o latrocínio. É importante frisar a prisão de Ribamar Monteiro Serra, conhecido como “fio de nicolau”, acusado pela morte de um empresário na capital em 2004.
No mês de dezembro, sem sombra de dúvidas, o mês mais proveitoso para a Superintendência da Capital, pois durante o último mês do ano, a polícia civil conseguiu desmontar um laboratório que falsificava bebidas de luxo no bairro do Sá Viana, onde foram encontrados indícios de criminalidade. Na ação foram presos Luís Carlos Guimaraes Carneiro e alguns membros de sua família.
No intuito de combater o tráfico de drogas, a polícia civil conseguiu tirar de circulação elementos, suspeitos de serem grandes distribuidores de entorpecentes na capital, o caso mais recente foi na região do centro histórico, onde foram presos Antônio Santos, Marcelo Silva e Raimundo de Abreu, com eles foram encontrados cerca de 740 papelotes de uma substância parecida com o crack. O trio é considerado os maiores distribuidores de drogas da região do centro.
Não podemos esquecer de destacar as ações que a SPCC realizou no intuito de estreitar os laços com a sociedade, como por exemplo, disponibilizar e aprimorar os serviços com os conselhos comunitários da capital e de retirar das ruas pessoas em situação de risco, além de dependentes químicas.
“Tudo isso é resultado de um trabalho em conjunto entre a polícia civil, que visa principalmente a tranquilidade da população “destacou Armando Pacheco.
Apesar das dificuldades enfrentadas ao logo do ano, os resultados foram satisfatórios principalmente se tratando da união entre todas as delegacias para a execução de suas atividades. A polícia civil da capital sem dúvidas alguma conclui o ano com o sentimento de dever cumprido e com boas perspectivas para os novos projetos que virão em 2016, tendo sempre o foco em oferecer e garantir segurança e tranquilidade.

Companhia especializada no combate a assaltos a bancos e lotéricas iniciará atividades

Foto: Nilson Figueiredo

Por Fernando Costa / Ascom – SSP
A Secretaria de Segurança Pública, através Comando de Policiamento Especializado (CPE), realizou, em 2015, a formação de duas turmas do Curso de Operações e Sobrevivência em Área Rural, como parte do processo de capacitação do sistema de segurança pública. O curso tem como objetivo qualificar policiais e contribuir na formação da Companhia de Operações e Sobrevivência em Área Rural (Cosar).
O curso foi criado com o objetivo de dar suporte à Polícia. Os formandos serão referência no planejamento estratégico e no combate à criminalidade em áreas de selva, com ações táticas direcionadas à repressão a assaltos à instituições financeiras, como bancos e lotéricas, e na atuação contra crimes de alta complexidade e na segurança das rodovias que cortam o Maranhão.
Os concluintes do curso tiveram aulas ministradas pelo 50º Batalhão de Infantaria de Selva (BIS), localizada na cidade de Imperatriz (MA), onde tiveram aulas práticas e teóricas, como: tiro tático, combate de ambiente confinado, técnicas de abordagem, tiro pessoal, ações antibomba, invasões táticas com explosivos, antiterrorismo, entre outras. Todas sob a supervisão do comandante de policiamento especializado, Coronel José Frederico Gomes Pereira.
O Comando de Policiamento Especializado (CPE) qualifica constantemente seu quadro de policiais com cursos específicos nas mais diversas áreas, com o intuito de mantê-los em constante reciclagem profissional. Atualmente, CPE é formado por 7 tropas: Companhia Rodoviária, Batalhão Ambiental, Esquadrão de Polícia Montada, Ronda Ostensiva Tático Móvel (ROTAM), Companhia de Operações Especiais (COE), Batalhão de Choque e – a ainda em formação – Companhia de Operações e Sobrevivência em Área Rural (Cosar).
 “O suporte ao Comando Geral é feito com várias operações, como, por exemplo, as operações ‘Tornando em Choque’ e ‘CPE Integrada’ – onde atuamos com todas as tropas em um determinado bairro e reduzimos consideravelmente os crimes da região. E, além das operações especiais, atuaremos de maneira ostensiva no combate a assaltos a banco, no interior do Estado, com a Companhia de Operações e Sobrevivência em Área Rural (Cosar). A companhia está em formação. A previsão é que inicie suas atividades a partir de janeiro”, destaca o Coronel José Frederico Gomes Pereira.

Polícia Civil realiza força tarefa para combater assaltos ao transporte coletivo, na região metropolitana



Acusados Paulo Vitor Pestana Pereira e Makson dos Santos Ferreira

(Foto: Nilson Figueiredo)


Por Fernando Costa / Ascom - SSP

Uma força tarefa realizada pela Polícia Civil, através da Delegacia de Roubos e Furtos, realizou a operação “Coletivo Seguro”, com o intuito de combater assaltos ao transporte coletivo, na região metropolitana de São Luís.

Desde o início de dezembro a Polícia Civil centrou investigações a crimes de roubos a ônibus. Foram ouvidas cerca de 150 pessoas, entre vítimas, cobradores, motoristas e usuários do transporte coletivo da capital. Com as informações colhidas e posteriores averiguações, foram identificados vários criminosos, que tiveram mandados de prisão expedidos.

Em cumprimento a esses mandados, foram presos, na manhã desta terça-feira (22), Paulo Vitor Pestana Pereira e Makson dos Santos Ferreira. Segundo as investigações, Paulo Vitor é responsável, juntamente com sua quadrilha, por diversos assaltos a ônibus no trecho Itaqui Bacanga e Canto da Fabril. Já Markson dos Santos, também de acordo com as investigações, realizava roubos ao transporte coletivo na região de São José de Ribamar. Os dois somam mais de 15 crimes à mão armada.

A operação se estenderá no cumprimento de outros mandados já expedidos. 

Governo discute assinatura de convênio para reforma de estádio em Itinga do Maranhão

Na tarde de segunda-feira (21), o secretário de Estado do Esporte e Lazer do Maranhão, Márcio Jardim, recebeu a visita do deputado estadual Zé Inácio e da prefeita Luzivete Botelho, para tratar sobre a assinatura de convênio para reforma do Estádio de Futebol do Cajuapara, que irá beneficiar mais de cinco mil moradores do município de Itinga do Maranhão.
O convênio é uma indicação do deputado estadual Zé Inácio (PT), e o valor de repasse do investimento é de R$100 mil para a execução das obras de reforma. “Essa é uma demanda antiga da cidade. Hoje, saímos da promessa e estamos efetivando a realização do sonho da população itinguense”, disse o deputado.
“Um marco na história do esporte de Itinga. Com a assinatura deste convênio, iniciaremos 2016 com a reforma do Estádio do Cajuapara, que é um dos grandes centros regionais de competição dos Jogos Escolares. Agradeço todo apoio do deputado Zé Inácio e do secretário Márcio Jardim”, comentou Luzivete Botelho, prefeita de Itinga do Maranhão.
De acordo com Márcio Jardim, promover a inclusão por meio do esporte é uma das diretrizes do governo do Estado. “Desde o início do governo Flávio Dino estamos ampliando o acesso ao esporte, gerando maior integração e inclusão dos municípios. Acreditamos que este convênio é mais um investimento que trará bons resultados”, afirmou o secretário.

Ministério assina parceria com Instituto TIM para desenvolvimento de tecnologia de gestão cultural


De Fernanda Costa / AMG Comunicação Ltda
O Ministério da Cultura assinou hoje (15/12), durante o Seminário Latino-Americano de Informações e Indicadores Culturais, em Brasília, um acordo de cooperação técnica com o Instituto TIM para a adoção da solução Mapas Culturais. A ferramenta – um software livre desenvolvido pelo Instituto – permite o mapeamento colaborativo de ações, agentes, projetos e espaços culturais e poderá aprimorar de forma significativa a gestão da cultura no Brasil. A iniciativa fornece ao poder público e ao cidadão uma radiografia das iniciativas culturais de estados e municípios em todo o país.
Durante o evento, o Secretário de Políticas Culturais do Ministério da Cultura, Guilherme Varella, agradeceu a parceria do Instituto TIM. Ele ressaltou que o Ministério está lançando uma nova plataforma nacional com indicadores culturais, funcional e útil, com capacidade tecnológica para integrar os dados.  “Estamos muito contentes em trazer esta nova plataforma, que contribuirá para que a gestão cultural seja mais planejada, ganhe memória institucional e seja mais preparada para lidar com as adversidades”, afirmou.
Já Manoel Horacio, presidente do Instituto TIM, afirmou estar confiante no alcance nacional da parceria. “Para que este objetivo seja alcançado, o Instituto TIM se colocou ao lado do Ministério para contribuir, não apenas com o aprimoramento do software, mas com a criação de outros recursos que potencializem a adesão de todos”, disse.
A solução foi adotada pelo Sistema Nacional de Informações e Indicadores Culturais (SNIIC), cadastro que todos os municípios e estados precisam fazer para implantar um sistema de cultura e, com isso, integrar o Plano Nacional de Cultura. Ao implementar Mapas Culturais, os municípios e estados poderão se integrar automaticamente ao SNIIC. O Ministério da Cultura dará suporte, por meio da Coordenação Geral de Monitoramento de Informações Culturais, às secretarias que desejarem adotar a plataforma em suas regiões. Com apoio do Instituto TIM, será oferecida formação à distância para as equipes técnicas.
Mapas Culturais foi criado pelo Instituto TIM em parceria com a Secretaria de Cultura do Município de São Paulo, o primeiro a adotar a plataforma (nomeada de SP CULTURA). Atualmente, a ferramenta também está em operação nos estados do Ceará (Mapa Cultural do Ceará), Rio Grande do Sul (Cultura RS) e Tocantins (Mapa Cultural do Tocantins), e nos municípios de Sobral-CE (Sobral Cultura), Blumenau-SC (Blumenau Mais Cultura), João Pessoa (JP Cultura), São José dos Campos-SP (Lugares da Cultura) e Santo André (CulturAZ).
Como funciona?
Mapas Culturais é um software livre com sistema de georreferenciamento que pode ser adotado gratuitamente por qualquer cidade ou estado. A plataforma é colaborativa e pode ser alimentada tanto pelo poder público – com a inclusão de informações sobre equipamentos culturais, programações oficiais, editais etc – quanto pela população em geral, que se cadastra como agente de cultura (individual ou coletivo) e pode divulgar suas próprias programações. O conteúdo pode ser desdobrado em aplicativos para smartphones e portais, facilitando ainda mais a interação com toda a sociedade.
O sistema possibilita um melhor planejamento das ações dos gestores públicos culturais, o monitoramento e avaliação mais precisos das políticas públicas e o fortalecimento de processos de articulação local e territorialização das ações. Também fortalece o acesso à informação pública, agregando e divulgando dados de agentes, espaços, eventos e projetos culturais e ampliando a possibilidade de troca de informações.
Mais informações no site do Instituto TIM: MAPAS CULTURAIS.
Sobre o Instituto TIM
Fundado em 2013, o Instituto TIM (www.institutotim.org.br) tem como missão criar e potencializar recursos e estratégias para a democratização da ciência, tecnologia e inovação, promovendo o desenvolvimento humano, utilizando a tecnologia móvel como um dos principais habilitadores. Possui quatro pilares que definem sua atuação: Ensino, que tem como foco a educação em ciências e matemática; Aplicações, com o objetivo de desenvolver novas soluções tecnológicas; Inclusão, com a difusão do conhecimento de tecnologias de informação e de comunicação; e Trabalho, criando novas formas de atuação por meio do conhecimento tecnológico. Todas as soluções tecnológicas desenvolvidas pelo Instituto TIM são livres. Os projetos do Instituto TIM já envolveram mais de 300 mil pessoas em todo o país.
Delegada Fernanda Chaves (Foto: Nilson Figueiredo) 
A Delegacia Especial da Mulher (DEM) fez um balanço positivo quanto às atividades desenvolvidas na cidade de Bacabal, cidade localizada a 240 Km de São Luís. Neste ano, a especializada já alcançou a marca de 102 inquéritos relatados, concluídos e remetidos ao Poder Judiciário. Além dos trabalhos operacionais, a delegacia realizou campanhas de cunho informativo e amparo social direcionadas à população do Médio Mearim.

Segundo a delegada Fernanda Chaves, a informação pode diminuir os índices de violência contra a mulher. “Toda quarta-feira a minha agenda é preenchida com audiências para dar oportunidade para as mulheres explicarem a situação em que elas se encontram e conversar também com os companheiros delas, porque muitas vezes há uma agressão, mas essa violência é decorrente de uma falta de informação, de que aquilo constitui um crime grave e que ele vai ser punido rigorosamente. A partir do momento que existe informação para a população, a violência contra a mulher diminui, porque ela toma a iniciativa de procurar a delegacia e tem consciência de que a Polícia Civil vai apoiá-la e aquela agressão não ficará impune”, afirmou a delegada titular da DEM.

Fernanda Chaves ressaltou que as ações estão sendo estendidas com a finalidade de proteger outro personagem do núcleo familiar: o menor em situação de vulnerabilidade. “Criei e desenvolvi a campanha ‘Amigo do Bar’, que é uma campanha que divulga o artigo 243 do Estatuto da Criança e do Adolescente [ECA]. Através dela, informamos à população que será penalizado o proprietário de bar que vender ou permitir que o menor faça ingestão de bebida alcóolica dentro do ambiente”.

A fiscalização em torno do artigo, instituído em março, já apresenta resultados positivos no município, segundo a delegada. “Uma das maiores casas de show, que costuma receber – em média – dez mil pessoas nos fins de semana, desenvolveu um sistema de pulseiras, identificando quem é menor e quem é maior. Ele evita que o menor ingira bebida alcoólica, fique até mais tarde, sendo convidado a se retirar e orientado a frequentar o ambiente em um horário mais adequado a sua idade. E faz ter toda essa proteção que o ECA estabelece”, destacou.

Durante a entrevista, Fernanda Chaves externou a sua felicidade em participar da Feira de Agricultura Familiar e Agrotecnologia do Maranhão (AgriTEC), realizada no município. Na ocasião, a delegada proferiu palestras sobre a natureza da Lei Maria da Penha e, junto aos profissionais da Secretaria de Estado da Mulher (Semur), atendeu o público que esteve presente no local. “Foi extremamente produtivo. Tivemos a chance de fazer palestras para a população e fazer atendimento ao público. Além disso, conseguimos visitar algumas cidades do interior da regional, como Lago Açu e Lago Verde”, declarou a titular da DEM de Bacabal.


Nessa quarta-feira (16), Fernanda Chaves também participou de um encontro com a representante da ONU Mulheres, Vânia Pazzinato, na sede da Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP). Durante a reunião, as autoridades trataram de temas como as diretrizes nacionais de investigação, processamento e julgamento com perspectivas de gêneros, mortes violentas de mulheres, além do aprimoramento de políticas públicas direcionadas às mulheres do Estado do Maranhão.
Com treinamento no módulo aéreo, ajuste de instruções de salvamento aquático com aeronave e deslocamento com mais agilidade, o Quarto Curso de Ações Táticas Especiais do Piauí foi realizado dos dias 14 a 16 no Comando Geral da Polícia Militar, mais precisamente no Centro Tático Aéreo, acrescentando alunos altíssimos níveis de credenciamento.

O chefe de base do CTA, formado em MMA (mecânica de manutenção aeronáutica), pela Marinha Brasileira, Serrão Mendes, explanou a utilidade de uma das aeronaves, para melhor compreensão dos alunos. “A esquilo B2 hoje é a aeronave mais empregada em operações policiais, devido à razão de potência, podendo decolar com duas horas e meia de autonomia para operar, é bastante versátil e tem manutenção simplificada. É a aeronave que as forças policiais mais usam”, enfatizou.

O registro do quarto curso aponta 85 inscrições em todo território brasileiro e somente 19 estão finalizando, tendo participações dos estados de Pernambuco, Amapá, Tocantins, Amazonas, Piauí e Maranhão. Destaque para o maranhense Marcelo Serpa, aluno 10, evidenciando seu comprometimento. 

“A satisfação é grande, pois buscamos excelência, conhecimento e melhorar sempre, e se destacar entre os irmãos de farda neste curso que não são pessoas abaixo da média e sim acima da média. Isso enriquece, motiva ainda mais a busca pelo melhor. Sinto-me privilegiado por ser escolhido pela coordenação do módulo aéreo, o “aluno destaque”, confidenciou o Tenente Marcelo Serpa.

A finalidade deste módulo é capacitar policiais na operação do BOPE (Batalhão de Operações Especiais) do estado do Piauí, para atuar nas mais diferentes situações de altíssimo risco à vida e de grave perturbação da ordem pública. É importante salientar que a Secretaria de Segurança Pública do Maranhão, através do CTA, tem um acordo operacional com a Secretaria de Segurança do Piauí, que vem acrescendo a versatilidade, pois o uso de aeronave possibilita agilidade, rapidez e o acesso a esses elementos são indispensáveis na segurança pública e ordem do estado. O CTA contabiliza uma vasta experiência alinhada ao GTA (grupo tático aéreo) do Maranhão, agregando valores e conhecimento aos demais.

“O Centro Tático Aéreo do Maranhão é multimissão, ou seja, opera todo tipo de missão de segurança pública. É composto pela Policia Militar, Polícia Civil e Corpo de Bombeiro Militar, e por ser atividade integrada às demais instituições nos procuram para adquirir conhecimentos. Aqui no Maranhão se encontra toda operação de combate: policia, reeducação, resgate aéreo médico de enfermos”, ensinou o Comandante do CTA e Subcomandante da Policia Militar do Maranhão, Coronel Ismael de Souza Fonseca.

O Quarto Curso de Ações Táticas Especiais 2015/2, recebeu instruções em nível aéreo e como operar em diversas situações, o que enriqueceu ainda mais o compromisso com a segurança pública. Terá sua formação no Piauí, dia 23 de dezembro de 2015.

No lugar de armas e drogas, a Solidariedade fala mais alto

A Delegacia Especial da Mulher (DEM), do município de Balsas, coordenada pela delegada Natália Porpino, realizou, na tarde de ontem (17, a entrega de 90 cestas básicas naquele município.


De acordo com a delegada Natália, as cestas foram destinadas a dois bairros carentes da região. Um bom exemplo de solidariedade dos policiais no interior do Estado do Maranhão.

Condutor é preso em flagrante ao tentar renovar CNH falsa no Detran-MA

Na manhã da ultima segunda-feira, (21), o servidor público aposentado Maurício Matos Muniz, de 62 anos, foi preso em flagrante, no setor de atendimento do Departamento Estadual de Trânsito do Maranhão, em São Luís, quando tentava renovar a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) com dados falsos.
Maurício Matos Muniz apresentou o documento e no momento em que o atendente fez a pesquisa no Sistema do Detran-MA para iniciar o procedimento de renovação foi constatado que o número de série da CNH pertencia ao cadastro de outro condutor. De acordo com o sistema da instituição, o condutor titular do cadastro, havia tirado duas segundas vias e uma adição de categoria, nos últimos anos.
Ao ser questionado sobre como teria conseguido a carteira de motorista, o aposentado disse que em 2010 foi reprovado na prova de legislação, mas que um homem, chamado Josiel, teria lhe procurado e oferecido o documento por R$ 800,00.  Segundo Maurício Matos, o valor foi pago e no dia seguinte ele recebeu a CNH. O aposentado alegou que não sabia que o documento era falso e que, se soubesse, não teria vindo renovar no Detran-MA.
Maurício foi preso em flagrante, por falsidade ideológica – tipo de fraude que consiste na adulteração de documento público ou particular, com objetivo de obter vantagem – para si ou para outros, ou mesmo para prejudicar terceiro, e encaminhado para a Delegacia de Defraudações para prestar esclarecimentos à justiça.
Orientações
De acordo com a Coordenadora de Habilitação do Detran-MA, Nazaré Nunes, ao tirar a segunda via da Carteira Nacional de Habilitação, o condutor deve destruir o documento vencido. “A maioria dos casos que envolvem fraudes com CNH são de documentos extraviados ou, que não foram destruídos pelos condutores no ato da renovação. Por isso, é necessário ter cuidado. Dessa forma, ajudamos a reduzir esse tipo de crime”, orienta a coordenadora do Detran-MA.

Auditoria detecta mais de 1.200 alunos fantasmas na rede de ensino em Anajatuba Em 2015, a fraude causou aos cofres públicos um prejuízo de mais de três milhões de reais.

Por Itamargarethe Corrêa Lima
Nos próximos dias, o prefeito de Anajatuba – Sydnei Pereira entregará aos órgãos de controle, dentre eles, Polícia Federal, Ministério Público Estadual e Federal, Tribunal de Contas Estadual e Federal, Controladoria da União, entre outros, o resultado da auditoria realizada nos últimos 12 meses na gestão do ex-prefeito Helder Lopes Aragão nas escolas da rede municipal.
Os dados, estarrecedores, diga-se de passagem, evidencia uma fraude no Censo Escolar de 2015, que ocasionou ao erário público, pasmem, um prejuízo de nada mais nada menos que R$ 3.186.853,32(três milhões cento e oitenta e seis mil oitocentos e cinquenta e três reais e trinta e dois centavos). De acordo com o diagnosticado, 1.252 alunos fantasmas foram enxertados no relatório encaminhado ao Ministério da Educação.
É oportuno salientar que R$ 2.545,41(dois mil quinhentos e quarenta e cinco reais e quarenta e um centavos) é o valor anual pago por cada aluno, sem contar, ainda, que os dados do censo também servem como referência para o repasse para bancar transporte e merenda escolar, além da aquisição do material didático, desta feita, certamente, esse prejuízo ultrapassa a casa dos R$ 5 milhões de reais.
As maiores distorções foram detectadas nas Unidades Integradas Adalgisa Mendonça Lopes(povoado Olho d’ Água), professor Sebastião Marinho de Paula(povoado Afoga), Eudâmida Pinheiro Lopes(povoado Perimirim), Marco Dutra Pinheiro Lopes(povoado Bacabal), além das escolas municipais poeta João do Vale(povoado Ribeirão) e Elza Correia dos Santos(povoado Cumbi).
“Só para termos ideia do grau de irresponsabilidade do ex-prefeito e sua equipe, que em apenas duas escolas, nos povoados Bacabal e Olho d’ Água existem 645 enxertados”, revelou o prefeito Sydnei.
O ex-prefeito Aragão, preso no dia 20 de outubro na operação denominada “Attalea” da Polícia Federal realizada nas cidades de Anajatuba e São Luís, cumprindo mandado do Tribunal Regional Federal da 1ª Região, foi posto em liberdade no último dia 11, após aceitar fazer uso de tornozeleira eletrônica.
Helder e seus comparsas, entre eles, os secretários de administração e educação do município, respectivamente, Edinilson dos Santos Dutra e Álida Maria Mendes Santos Sousa, os dois últimos ainda presos, são acusados de participarem de uma organização criminosa que fraudava licitações e desviava recursos públicos do município, conforme conclusões decorrentes das investigações efetivadas pelo Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (Gaeco) do MPMA.
Ele foi afastado do cargo pelo prazo de 90 dias através de determinação da 3ª Câmara Criminal do Tribunal de Justiça no último dia 9 de outubro. Vale ressaltar que, embora seja advogado, ao que tudo indica o mesmo não respeita muito menos tem qualquer temor ao ordenamento pátrio vigente, pois além dessas acusações, juntamente com os filhos, uma nova prisão para o prefeito afastado deverá sair a qualquer momento.
Além dos crimes atribuídos a ele, enquanto gestor municipal, mesmo sendo advogado, evidenciando não ter temer nada e nem ninguém, incluindo, assim, o ordenamento jurídico vigente, enquanto causídico, Helder Aragão vem sendo investigado pela Polícia Judiciária como líder de uma quadrilha suspeita de uma fraude de R$ 15 milhões de reais no DPVAT, juntamente com outros familiares e funcionários.

Mais Segurança: 433 novos policiais militares no MA


“Esse é um momento muito especial para todos nós. Em menos de um ano de Governo vemos a materialização de importantes conquistas, como o início do grande objetivo de ter as forças policiais maranhenses mais motivadas, mais fortes e com melhores condições de servir a sociedade do nosso estado”, disse o governador Flávio Dino na solenidade de formatura dos 433 primeiros novos policiais militares do Maranhão da turma de 2015.
Em janeiro de 2016, o Maranhão terá 1.500 novos policiais militares e civis em todo o estado. Nesta sexta-feira (18) aconteceu a solenidade de formatura da primeira turma de soldados de 2015, até o final do ano serão formados novos militares que atuarão na capital e no interior do estado.
“Fomos transformados no melhor de nós e estamos prontos, dispostos a dar o melhor para o nosso estado. Lutamos desde o início, passamos por obstáculos e vencemos barreiras. Nós, antes, esquecidos excedentes, fomos escolhidos para cumprir essa nobre missão”, disse Nathana Kalina, disse uma das formandas de 2015.
Na estrutura curricular, os formandos tiveram aulas teóricas e práticas com conteúdos relativos ao exercício da atividade policial e direcionados a uma filosofia voltada ao respeito à vida e à integridade física.
A carga horária total do curso foi de 1.250 horas/aula, dividida em eixos teóricos como Fundamentação Básica, com várias disciplinas, dentre elas, Saúde e Segurança Aplicadas ao trabalho policial; Cultura e Conhecimento Jurídico; Missão Policial; Policiamento Comunitário, Noções Básicas de Gerenciamento de Crises, Armamento, Técnicas de Abordagem Policial e ainda atividades complementares como pesquisas, palestras, estágios, cursos, minicursos e outras atividades administrativas e Estágio Prático Profissional.
Participaram da cerimônia o secretário de Estado de Segurança Pública, Jefferson Portela, o coronel Ismael Fonseca (subcomandante-geral da PM-MA), além de secretários de estado, autoridades e familiares dos policiais formandos. Na cerimônia foram homenageados os primeiros colocados nos cursos com a Medalha do Mérito Intelectual Gonçalves Dias.
Investimentos em Segurança
Além da incorporação de 1.500 novos policiais militares e civis à Segurança Pública do estado, o Governo do Estado efetivou promoções, investiu mais de R$ 8 milhões no novo sistema de radiocomunicação dos policiais e adquiriu 400 novas viaturas para garantir eficiência nas ações de Segurança.

segunda-feira, 21 de dezembro de 2015

Delegacia Especial da Mulher de Bacabal conclui e remete mais de 100 inquéritos ao Poder Judiciário

A Delegacia Especial da Mulher fez um balanço positivo quanto às atividades desenvolvidas em Bacabal. Neste ano, a especializada já alcançou a marca de 102 inquéritos relatados, concluídos e remetidos ao Poder Judiciário. Além dos trabalhos operacionais, a delegacia realizou campanhas de cunho informativo e amparo social direcionadas à população do Médio Mearim.
Segundo a delegada Fernanda Chaves, a informação pode diminuir os índices de violência contra a mulher. “Toda quarta-feira a minha agenda é preenchida com audiências para dar oportunidade para as mulheres explicarem a situação em que elas se encontram e conversar também com os companheiros delas, porque muitas vezes há uma agressão, mas essa violência é decorrente de uma falta de informação, de que aquilo constitui um crime grave e que ele vai ser punido rigorosamente. A partir do momento que existe informação para a população, a violência contra a mulher diminui, porque ela toma a iniciativa de procurar a delegacia e tem consciência de que a Polícia Civil vai apoiá-la e aquela agressão não ficará impune”, afirmou a delegada titular da Delegacia Especial da Mulher.
Fernanda Chaves ressaltou que as ações estão sendo estendidas com a finalidade de proteger outro personagem do núcleo familiar: o menor em situação de vulnerabilidade. “Criei e desenvolvi a campanha ‘Amigo do Bar’, que é uma campanha que divulga o artigo 243 do Estatuto da Criança e do Adolescente [ECA]. Através dela, informamos à população que será penalizado o proprietário de bar que vender ou permitir que o menor faça ingestão de bebida alcóolica dentro do ambiente”.
A fiscalização em torno do artigo, instituído em março, já apresenta resultados positivos no município, segundo a delegada. “Uma das maiores casas de show, que costuma receber – em média – dez mil pessoas nos fins de semana, desenvolveu um sistema de pulseiras, identificando quem é menor e quem é maior. Ele evita que o menor ingira bebida alcóolica, fique até mais tarde, sendo convidado a se retirar e orientado a frequentar o ambiente em um horário mais adequado a sua idade. E faz ter toda essa proteção que o ECA estabelece”, destacou.
Durante a entrevista, Fernanda Chaves externou a sua felicidade em participar da Feira de Agricultura Familiar e Agrotecnologia do Maranhão (AgriTEC), realizada no município. Na ocasião, a delegada proferiu palestras sobre a natureza da Lei Maria da Penha e, junto aos profissionais da Secretaria de Estado da Mulher (Semur), atendeu o público que esteve presente no local. “Foi extremamente produtivo. Tivemos a chance de fazer palestras para a população e fazer atendimento ao público. Além disso, conseguimos visitar algumas cidades do interior da regional, como Lago Açu e Lago Verde”, declarou a titular da Delegacia Especial da Mulher de Bacabal.
Nessa quarta-feira (16), Fernanda Chaves também participou de um encontro com a representante da ONU Mulheres, Vânia Pazzinato, na sede da Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP). Durante a reunião, as autoridades trataram de temas como as diretrizes nacionais de investigação, processamento e julgamento com perspectivas de gêneros, mortes violentas de mulheres, além do aprimoramento de políticas públicas direcionadas às mulheres do Estado do Maranhão. 

Presença da juventude maranhense marca a III Conferência Estadual LGBT


A participação dos jovens maranhenses marcou a realização da III Conferência Estadual de Políticas Públicas e Direitos Humanos de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais – organizada pelo Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado dos Direitos Humanos e Participação Popular (Sedihpop), em parceria com o Fórum de ONGs LGBT do Maranhão. Durante o encontro, que aconteceu entre os dias 16 e 18 de dezembro, o público LGBT discutiu, avaliou e votou nas propostas que serão encaminhadas para o poder público e elegeu os delegados para a conferência nacional, que acontecerá em abril de 2016.

O secretário de Direitos Humanos e Participação Popular, Francisco Gonçalves, avaliou positivamente os resultados do encontro e reforçou o interesse do Governo em, com a participação popular, construir políticas públicas que assegurem os direitos da população maranhense. “Estamos construindo uma nova realidade no Maranhão, estado marcado por anos de exclusão social. Um Estado democrático é um Estado que garante os direitos humanos que respeita a diversidade de gênero de cada um”, destacou.

As propostas foram elaboradas a partir de quatro eixos temáticos: Políticas Intersetoriais, Pacto Federativo, Participação Social e Sistema Nacional de Promoção da Cidadania e Enfrentamento da Violência contra a População LGBT; Educação, Cultura, Saúde e Comunicação; Segurança Pública e Sistema de Justiça na Promoção e Defesa dos Direitos Humanos da População LGBT; e Marcos Jurídicos e Normativos para o enfrentamento à violência contra a população LGBT.

Babalu Rosa, do Fórum de ONG's LGBT, também avaliou o resultado da conferência. “Estou muito feliz com o resultado, pois conseguimos mobilizar 88 municípios e isso representa um ganho muito grande para o movimento. Conseguimos trazer para as discussões a juventude maranhense, que tem sido ativa nessa luta”, disse.

Representante da União Nacional LGBT (UNA), Breno Santana destacou a expressiva presença dos jovens no encontro. “Essa está sendo a melhor conferência de todas do ponto de vista da participação, especialmente do público jovem, mostrando o quanto a nossa juventude está empoderada e cada vez mais interessada em participar da vida política e ser protagonista da história, tanto na sua história enquanto juventude quanto na sua história enquanto LGBT”, afirmou.

Entre as propostas elaboradas estão a criação de disque denúncia regionais com funcionalidade dentro do Centro de Referência em Direitos Humanos; a implementação de programas de inclusão de travestis e transexuais no mercado de trabalho e nas universidades; a criação de rede de proteção, acolhimento, promoção e defesa dos direitos humanos da população LGBT; a institucionalização do Plano Estadual de Promoção e Direitos Humanos da População LGBT no Maranhão; e a criação de projeto de lei de enfrentamento à discriminação contra pessoas LGBT.

Para Amanda Costa, do Coletivo Atraque, o resultado do encontro também foi muito positivo. “Acho que as discussões foram muito interessantes e bem encaminhadas. Acredito que os nossos esforços e nossas metas enquanto população LGBT estão bem estabelecidas e que as discussões promovidas aqui nesse espaço serviram tanto para aprofundar nosso conhecimento, como para promover uma educação em direitos humanos para as próprias pessoas LGBT, que às vezes não conhecem seus direitos e, por isso, não consegue exercê-los”, destacou.

sábado, 5 de dezembro de 2015

Centro de Formação da PMMA comemora 41 anos de fundação

O Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças (CFAP) da Polícia Militar do Maranhão (PMMA) comemorou, nesta sexta-feira (4), o seu 41º aniversário como uma cerimônia militar na sede do órgão, localizado no Km 03 da BR 135.

Participaram da solenidade, o comandante geral da PMMA, coronel Marco Antônio Alves; o diretor de Ensino da corporação, coronel Antônio Roberto dos Santos Silva; o subsecretário de Segurança Pública, Saulo Everton além de oficiais e praças.

“O Governo do Maranhão está investindo na qualificação dos policiais militares e esta unidade de ensino é um ponto de apoio fundamental”, afirmou o coronel Alves ao parabenizar os integrantes do CFAP pela data.

Durante a formatura, os alunos vencedores dos jogos internos do CFAP foram agraciados com medalhas. Houve, também, a entrega da Medalha Sou da Paz, além de outras homenagens.

O comandante do CFAP, Auri Becker, fez uma homenagem aos alunos que estão participando do Exame Aptidão Profissional (EAP) e participam de qualificação para preencheram requisitos para a promoção à subtenentes.

Além da solenidade desta sexta-feira, o CFAP realizou diversas atividades em comemoração a data, entre as quais uma campanha de doação de sangue para abastecer o banco do Centro de Hemoterapia e Hematologia do Maranhão  (Hemomar).

CFAP

Criado em 1974, o CFAP, voltado à formação dos policiais militares, tem como filosofia o respeito à vida, à integridade física e moral da pessoa humana. Oferece qualificação dos policiais que vão para a rua, em atendimento à população e a alunos que ingressam na corporação por meio de concurso.

O diretor de Ensino da PMMA, coronel Antônio Roberto dos Santos, lembrou do processo de formação diferenciado do Curso de Formação de Soldados 2015. “A grade curricular é pautada no estudo das relações interpessoais, na garantia dos direitos humanos e no aprimoramento intelectual, moral e físico dos alunos policiais militares”.