segunda-feira, 16 de novembro de 2015

Vítimas de acidentes de trânsito no Maranhão são homenageadas em evento promovido pelo Governo do Estado


Pessoas do mundo inteiro se reuniram na manhã deste domingo (15), para celebrar o Dia Mundial em Memória às Vítimas do Trânsito, evento realizado todos os anos no terceiro domingo de novembro para conscientizar a sociedade em geral sobre os impactos sociais gerados pelos acidentes. No Maranhão, a mobilização foi organizada pelo Governo do Estado, por meio do Departamento Estadual de Trânsito do Maranhão, com ações de conscientização realizadas ao longo de todo o domingo, em São Luís e nas 15 cidades-sedes das Circunscrições Regionais de Trânsito (Ciretrans) no Estado.

Em São Luís, as ações pelo Dia Mundial em Memória às Vítimas de Trânsito foram divididas em dois momentos. O primeiro aconteceu em seis rotatórias da Avenida dos Holandeses, do Quartel da PM até o retorno do Araçagi. Em cada retorno, as vítimas fatais de acidentes foram simbolicamente homenageadas com seis grandes painéis, com fotos de pessoas vitimadas em acidentes de trânsito que chocaram a sociedade maranhense nos últimos anos. Nas rotatórias, os familiares das vítimas, juntamente com equipes de Educação para o Trânsito do Detran-MA, distribuíam material educativo para os motoristas que seguiam pela avenida, compartilhando com o público o sofrimento causado pela perda de um ente querido em acidentes de trânsito.

“Essa blitz educativa com as famílias de quem perdeu a vida por conta de um acidente busca chamar a atenção da sociedade e tenta transformar esse momento de dor em adoção de novas condutas por um trânsito mais civilizado”, ressalta o diretor geral do Detran-MA, Antônio Nunes.


O professor Ubiraci Silva, pai de Ubiraci Filho e cunhado de Solange Maria, ambos atropelados em 2011 por um veículo que trafegava em alta velocidade na Avenida Litorânea, levou a família e amigos para o retorno do Olho D’água para homenagear os parentes. “Eventos como esse são importantes para lembrar às demais pessoas que elas precisam ter cuidado no trânsito, para que outras famílias não sejam vitimadas como a nossa”, disse Ubiraci.

Célia Salazar, tia de Keila Cristina Salazar, outra vítima fatal do trânsito em São Luís, emocionada, fez um pedido a todos. “O maior bem que Deus deu ao ser humano foi a vida e devemos preservá-la de todas as formas. Quem está no trânsito precisa entender que quando ocorre um acidente, todo mundo sofre. Ao dirigir, não beba! Obedeça as regras do trânsito, e, sobretudo, tenha amor ao próximo”, pediu Célia.

Após as homenagens nos retornos, todos seguiram para a Avenida Litorânea, onde centenas de pessoas participaram de uma grande caminhada pela paz no trânsito.

O evento foi encerrado com um culto ecumênico, celebrado na Praça dos Pescadores, na entrada da praia de São Marcos, em memória a todas as vítimas fatais do trânsito brasileiro.

De acordo com o Boletim Estatístico do Seguro DPVAT, o Maranhão é o quarto estado do Nordeste com o maior número de indenizações pagas por morte no trânsito. De janeiro a julho deste ano foram pagas 904 indenizações, o que corresponde a 4,04% das mortes pagas pelo Seguro DPVAT em todo o Brasil, durante o primeiro semestre de 2015.

Mais de 1,3 milhão de pessoas morrem no trânsito, todos os anos, em todo o mundo. O Brasil é o quarto país em número de mortes nas vias, de acordo com a OMS (Organização Mundial de Saúde). Os últimos dados oficiais do Ministério da Saúde indicam mais de 42 mil mortes no país (2013). Os feridos e sequelados somam mais de meio milhão, de acordo com o DPVAT/Seguradora Líder.


Oficiais e praças do CBMMA participam do 15º SENABOM


Com a participação de oficiais e praças do Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão, incluindo o comandante geral – coronel Célio Roberto Pinto de Araújo – na sexta-feira(13), no Centro de Convenções da Pontifícia Universidade Católica de Goiás, ocorreu à solenidade de encerramento do 15º Seminário Nacional de Bombeiros – Senabom.

Várias autoridades prestigiaram os três dias do encontro, que teve início na quarta-feira(11), dentre elas, a secretaria Nacional de Segurança  – Regina Miki, os embaixadores Júlio Armando Martini Herrera da (Guatemala), Lorena Martinez(Nicarágua) e Jeong Gwan(Coréia do Sul), Bruno Yegros(Consul representante do Paraguai), representante de El Salvador, comandantes Gerais dos Corpos de Bombeiros e Polícias Militares do Brasil, representantes da Organização dos Bombeiros Americanos, empresários e representantes da sociedade civil organizada.

Considerado o maior e mais conceituado evento de prevenção e combate a incêndio do País, o SENABOM tem como objetivo apresentar novas tecnologias do mercado, promover o intercâmbio comercial entre empresas estrangeiras e brasileiras, proporcionar a troca de experiências das operações dos bombeiros em todo Brasil e, ainda, reunir profissionais ligados aos setores de prevenção, combate a incêndio, resgate e emergência.

Palestras com especialistas nacionais e internacionais, provas operacionais, mesas-redondas e feira com exposição de materiais e equipamentos foram alguns itens disponibilizados aos participantes.

Aproximadamente 10 mil profissionais, entre bombeiros militares, policiais, agentes de Defesa Civil, socorristas, brigadistas, médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, nutricionistas, engenheiros, arquitetos, universitários, profissionais e prestadores de serviços no ramo de atendimento a emergências de modo geral e voluntários da sociedade estiveram acompanhando a explanação de importantes conferencistas brasileiros, especialistas em diversas áreas do conhecimento, tais como Paulo Storani, homem que inspirou o personagem “Cap Nascimento“ do filme Tropa de Elite, Daniel Godri, coronel Leite (especialista militar em salvamento e resgate aéreo), o médico psiquiatra e escritor Flávio Gikovate, Daniel Bizon, conferencista do ano no Brasil por dois anos consecutivos e, ainda,  Marcos Pontes  - primeiro astronauta brasileiro a ir ao espaço.

FEIRA -

Paralelo ao SENABOM ocorreu a 2ª edição da Feira Internacional de Prevenção de Incêndios e Emergências (Fipie) e o 1º Congresso Internacional de Bombeiros.

A Fipie apresentou em Goiânia mais de 100 expositores que apresentaram o que há de mais moderno em materiais de segurança no Brasil e no exterior. Drones para reconhecimento de áreas sinistradas; robôs e viaturas de combate a incêndio; auto escadas e viaturas de salvamento de última geração; além de motos de combate a incêndio; equipamentos de salvamento aquático são alguns dos destaques. Mais de 10 mil pessoas estiveram visitando as novas tecnologias apresentadas na feira.
     


sexta-feira, 13 de novembro de 2015

Polícia Civil monta operação para coibir assaltos a coletivos, residências e veículos

A Polícia Civil realiza a partir desta quarta-feira (11) até a sexta-feira (13) uma operação para coibir assaltos a residências, coletivos e veículos. A operação envolverá 60 policiais civis destacados para atuação em diversos bairros da capital realizando abordagens seletivas nos horários considerados os de maior incidência para estes tipos de crimes.
Cohama, Cohafuma, Parque Shalom, Cohajap, Vinhais, Recanto dos Vinhais, Bequimão, Maranhão Novo, Ipase, Residencial Pinheiros, Cantinho do Céu e Altos do Calhau são alguns dos bairros que receberão a equipe policial que realizará as abordagens seletivas.
“O policiamento preventivo aumenta as chances de prendermos em flagrante essas quadrilhas”, diz o delegado Armando Pacheco, superintendente de Polícia Civil da capital. Para ele, as estratégias integradas, o planejamento e as ações de inteligências são fundamentais para garantir segurança aos cidadãos.
De acordo com secretário de Estado da Segurança Pública, Jefferson Portela, a intensificação do policiamento é parte da estratégia de segurança. “Estamos fazendo um planejamento para otimizar o atendimento à população”, enfatizou Portela.

Operação “Paz no Campo” realiza prisões e apreende armas em Zé Doca

Através da operação “Paz no Campo”, realizada pela 8ª Delegaria Regional de Zé Doca, a Polícia Civil apreendeu sete armas de fogo de calibre permitido, vários cartuchos, chumbos, pólvora e ainda a quantia de R$3.040,00 (três mil e quarenta reais). Dois suspeitos foram encaminhados para a delegacia regional e submetidos a auto de prisão em flagrante pelo crime de posse ilegal de arma de fogo.

A operação denominada “PAZ NO CAMPO” foi deflagrada nas primeiras horas desta quinta-feira (12),.com o objetivo de retirar de circulação várias armas de fogo existentes no povoado Assentamento 16 de Abril, Zona Rural do Município de Governador Newton Bello-MA.

A delegada Samara Nagib Borges Nascimento acompanhou a operação com o delegado Murilo Tavares e a equipe da Delegacia de Santa Luzia do Paruá, e com apoio de policiais da 12ª CIA Independente da Polícia Militar.

Investigações Paralelas

Dando ênfase nas investigações, a delegada Samara Nascimento repassou que após receber orientação via requisição ministerial, foi instaurado o IPL nº 46/2015, em que se investigam os constantes furtos de gado e uso de arma de fogo na região. Tais ações criminosas visam a prática de crimes contra o patrimônio e contra a liberdade individual da população local.

A delegada representou pela busca e apreensão das armas e demais objetos de origem criminosa ou proibida. “Com a autorização judicial, executamos os mandados de busca e apreensão, que resultaram na apreensão de 07 armas de vários calibres, cartuchos, chumbos, pólvora e ainda a quantia de R$3.040,00 (três mil e quarenta reais), informou a delegada.


Mauro Wagner / Ascom SSP

Felicidades ao professor Carlos Maranhão


Congratulamos pela passagem de aniversário o Assessor Especial do Gabinete da Secretaria de Segurança, o Professor Carlos Alberto Maranhão. Seu aniversário aconteceu nesta terça-feira (10), mas por motivo de viagens, não pode estar em São Luís para as comemorações festivas.

Agradecemos pela vida do funcionário público e amigo, e que Deus o guie e lhe proteja por toda a sua caminhada.


São os votos da Secretaria de Segurança Pública.

TIM lança campanha de seu novo plano pré-pago

Por Luciana Costa

Ação desenvolvida pela W/McCann mostra que, agora, os clientes não precisam de mais de um chip para economizar nas ligações
Depois de reformular todo o seu portfólio de ofertas, a TIM começa a comunicar na TV e demais mídias os detalhes das mudanças e as vantagens para os consumidores. A operadora acaba de estrear a campanha do novo plano pré-pago, que não conta mais com cobrança diferenciada de chamadas para outras operadoras.
A ação foi desenvolvida pela W/McCann e destaca que – com o novo TIM PRÉ – os clientes não precisam usar mais de um chip de celular para economizar nas ligações, já que poderão falar já que poderão falar com qualquer operadora de qualquer lugar do Brasil e ainda navegar mais na internet.
O filme para TV mostra de maneira divertida como se livrar dos diversos chips que os consumidores têm, ficando apenas com o da TIM: pode ser junto ao arroz jogado aos recém-casados ou lançados ao palco por uma fã para um cantor durante o seu show.
Na locução, Dani Suzuki, porta-voz da empresa, reforça os benefícios dos novos planos. “Você não precisa mais de vários chips no celular. Agora, você só precisa do chip da TIM”, destaca, enquanto explica as características da principal oferta pré-paga: 100 minutos em ligações locais e DDD41 para qualquer operadora, 150MB de internet e SMS ilimitado por apenas 7 reais por 7 dias. O cliente pode ligar para qualquer telefone (móvel ou fixo), de qualquer lugar do Brasil, e ainda tem muito mais internet.
A campanha conta ainda com peças de mídia imprensa e divulgação integrada com as redes
sociais da TIM. Assista ao filme pelo link: https://www.youtube.com/watch?v=ZDFwcOY-1II

quinta-feira, 12 de novembro de 2015

Atletas do MA desembarcam em Londrina para disputar etapa infanto dos Jogos Escolares da Juventude


Nesta quarta-feira (11) desembarcou na cidade de Londrina (PR) a delegação maranhense que irá disputar as modalidades individuais da etapa infanto (15 a 17 anos) dos Jogos Escolares da Juventude 2015, que acontece até o próximo dia 21. Ao todo, 73 atletas já se preparam para as primeiras disputas, em busca de medalhas para o estado.

“Participo pela segunda vez dos Jogos da Juventude, mas estou estreando na etapa infanto. Creio que será uma oportunidade de pegar experiências com atletas de outros lugares”, afirmou a atleta Clarissa Rayol, de 15 anos.  

A delegação maranhense é composta por atletas dos municípios de Arari, Bacabal, Barra do Corda, Caxias, Imperatriz, Governador Edson Lobão, João Lisboa, Nova Olinda do Maranhão, São Luís, Timon e Vitorino Freire. Ao todo, são 186 atletas, entre 15 e 17 anos. 

No segundo momento (16 a 21 de novembro), haverá as disputas das modalidades coletivas. Todos os atletas que compõem a delegação maranhense foram campeões em suas respectivas modalidades nos Jogos Escolares Maranhenses 2015 (JEMs) e lutarão por medalhas em 12 modalidades: atletismo, ciclismo, ginástica rítmica, judô, natação, tênis de mesa, xadrez, basquete, futsal, handebol e vôlei e vôlei de praia. 

Este é o segundo ano consecutivo que Londrina recebe a maior competição estudantil do país. Em 2014, foi a sede da etapa para 12 a 14 anos. O evento contará com a participação de estudantes de 25 estados, mais o Distrito Federal e uma delegação da cidade anfitriã dos Jogos. Ao todo, mais de 6 mil pessoas estarão envolvidas nos Jogos Escolares, entre atletas, treinadores, oficiais, médicos, voluntários, organizadores, etc. A cidade de Maringá receberá as competições de atletismo, que serão realizadas no Estádio Willie Davids.


Deputada Ana do Gás prestigia aniversário de Lago dos Rodrigues

A deputada estadual Ana do Gás (PRB) prestigiou na noite da última quarta-feira (11), a festa em comemoração aos 19 anos de emancipação política do município de Lago dos Rodrigues.

Acompanhada do prefeito Valdemar e da primeira-dama, do prefeito de Poção de Pedras Cascaria e primeira-dama Carla, do secretário de Administração e pré-candidato do grupo, Edijaci Leite, e do ex-prefeito de Igarapé Grande, Geames Macêdo. 

"Vários municípios fazem aniversário esta semana e gostaria de poder participar de todas as comemorações, mas estou aqui em Lago dos Rodrigues com o coração e o pensamento em todos oa outros", declarou a deputada.

O deputado estadual Rogério Cafeteira (PSC) também marcou presença na cidade, onde contou com o apoio do vereador Josélio Paz.


Como presente, a cidade ganhou quatro postos de saúde, uma creche, novas ruas pavimentadas e três novas praças.

quarta-feira, 11 de novembro de 2015

Superintendência de Homicídios identifica suspeitos de assassinar vigilante no Socorrinho


A polícia por meio da Superintendência de Homicídios e Proteção a Pessoa (SHPP), identificou três suspeitos de envolvimento na morte do vigilante Roberto Cesar Leandro Bulhões, de 29 anos. Ele foi alvejado por tiros que resultaram na sua morte. O crime aconteceu no Socorrinho do bairro São Francisco, nesta terça-feira (10), por volta das 18h. Os assaltantes levaram da vítima um revólver calibre 38 da marca Taurus (N° 86522) com cinco munições intactas.
A delegada Nilmar da Gama que integra a SHPP e participou com a sua equipe das investigações, informou que o vigilante foi atingido com dois disparos pelo criminoso. A vítima foi conduzida ao Hospital de emergência Djalma Marques, o Socorrão I, para atendimento, mas não resistiu aos ferimentos.
Investigação e identificação
A delegada NIlmar da Gama informou que os criminosos chegaram em uma bicicleta já atirando, e um deles levou a arma do vigilante, se evadindo do local após o crime. No decorrer das investigações, segundo a delegada NIlmar foram identificados três dos quatro suspeitos. Um deles foi identificado apenas por Arlison de 18 anos. Na sua residência foi apreendida a bicicleta usada no crime.

As investigações prosseguem no sentido de prenderem os suspeitos e a bicicleta foi reconhecida por outra vítima, por ter sido usada em outra ação criminosa.

Conselheiros Tutelares apresentam reivindicações à Secretaria de Segurança Pública

Foto: Nilson Figueiredo


A Secretaria de Segurança, por meio da Ouvidoria de Segurança Pública, realizou, na manhã desta quarta-feira(11), a segunda fase de debates e propostas entre Autoridades da Policia Militar, Civil e Conselheiros Tutelares de São Luís, com intuito de solucionar alguns problemas que as instituições de apoio ao adolescente estão enfrentado.

O encontro contou com participação da Ouvidora de Segurança Pública, Elivania Estrela, do representante da Superintendência da Polícia Civil na Capital, Delegado Arthur Benazzi, do Coronel Sá representando o Comando Geral da PM, a representante da Secretaria Municipal da Criança e Assistência Social (SEMCAS), do Supervisor da área sul (Itaqui-Bacanga) Delegado Sobrinho, Capitão Timóteo (8ºBPM), do Tenente Santana e de Conselheiros Tutelares da região metropolitana de São luís.

Na oportunidade, os conselheiros da cidade solicitaram apoio especial nos Distritos da Policia na capital. Durante a reunião foi apresentada as autoridades uma lista de reivindicações sobre as necessidades que os conselhos estão precisando. A Secretaria de Segurança Pública, por meio de seus representantes na reunião, afirmou que as demandas serão prontamente analisadas para atender as necessidades da população. 



O objetivo desses encontros é aprimorar os serviços de segurança pública e estreitar os laços entre as instituições envolvidas no evento, de forma que o resultado final seja o bem estar daqueles que precisam do apoio dos Conselhos Tutelares.

Fonte: Ascom-SSP

Policiais do 13° BPM prendem homem por tráfico de entorpecentes na Vila Alcione



Na manhã desta quarta-feira (10), policiais do Grupo Garra do 13° Batalhão de Polícia Militar prenderam dois homens por tráfico de drogas na Vila Alcione – São Jose de Ribamar.

         Os policiais estavam fazendo rondas na Rua Projetada, quando dois indivíduos em atitude suspeita em uma motocicleta foram abordados e ao realizar a revista pessoal foi encontrado com Leonardo Silva Ferreira, vulgo ‘Arari’ uma sacola com 116(cento e dezesseis) pedras de substância semelhante ao crack.



          Leonardo Silva Ferreira – 21 anos, morador de Arari juntamente com o moto taxista que estava realizando uma corrida para o referido acusado, foram conduzidos para a Delegacia de São Jose de Ribamar para que as devidas providências fossem tomadas.

Faculdade Pitágoras no Projeto Rondon

Por Luciana Costa / AMG Comunicação Ltda
A Faculdade Pitágoras é uma das instituições de ensino superior que participa do projeto Rondon Regional/Especial, Operação “Bacuri”, executado pelo Ministério da Defesa, em parceira com o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado Extraordinária da Juventude (Seejuv).
O projeto integra o grande plano do governador Flávio Dino para a juventude e reforça o compromisso da gestão estadual em promover a participação dos jovens para o desenvolvimento sustentável de comunidades carentes dos 30 municípios com menor IDH do estado contribuindo assim, para elevar os índices sociais do Maranhão.
Na foto, o professor da Faculdade Pitágoras, Joell Gomes, com o governador do estado, Flávio Dino, o vice-governador, Carlos Brandão, autoridades do executivo e militares na assinatura do acordo de cooperação para a edição do Projeto Rondon 2016.

Governo reúne esforços para melhorar sistema prisional maranhense

Desde que assumiu a gestão, o governo Flávio Dino, por meio da Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Sejap), tem reunido esforços para melhorar a qualidade do sistema prisional maranhense, especialmente após a crise que assolou o Complexo Penitenciário de Pedrinhas e deixou o Estado como destaque negativo no Brasil e no mundo por meses.
Com várias medidas benéficas, o Governo do Maranhão começou a mudar este quadro e já recebeu muitos elogios do Departamento Penitenciário Nacional (Depen) em 2015. Se comparado a 2014, o número de mortes e fugas registra queda de mais de 77%, os servidores penitenciários estão sendo qualificados e contratados gradativamente, e medidas de segurança, como extinção da “revista vexatória” e uso de detectores de metal já estão em andamento nos presídios. Se contabilizadas todas as unidades prisionais instaladas em São Luís, de janeiro a setembro do ano passado foram registradas 85 fugas, contra 28 no mesmo período de 2015, diferença que representa uma redução de 67,06%. Em todo o Maranhão, o número de fugas, nesse intervalo, caiu de 108 para 52 ocorrências, ou seja, -51,85%.
Desde 2011, o Conselho Nacional de Justiça recomenda a construção de novos presídios.  Já em 2013, após nova visita, o gestão teria se comprometido em construir 11 novas unidades prisionais, o que não foi concluído.
“A decisão proferida pelo Poder Judiciário acerca da sentença que obriga o Estado a providenciar reformas e construções de presídios na capital e no interior já elenca parte da lista de providências tomadas pelo Governo do Estado para a melhoria do sistema prisional, conforme termos de compromissos já firmados, inclusive, com o próprio Conselho Nacional de Justiça”, afirmou Murilo Andrade de Oliveira, Secretário da Administração Penitenciária.
Em 22 de junho deste ano, o Governador Flávio Dino firmou Termo de Compromisso com o Conselho Nacional de Justiça para a melhoria do Sistema Prisional maranhense, e já mesmo antes de completar 30 dias da assinatura, o Governo do Estado já havia concluído as obras de reforma de duas das quatro unidades prisionais exigidas pelo cronograma do CNJ para a abertura de novas vagas. Juntas, as Unidades Prisionais de Ressocialização (UPR) de Açailândia e Balsas abriram 288 novas vagas no sistema prisional do Maranhão. As obras de reforma e ampliação nas unidades carcerárias de Codó e Pedreiras, já têm 80% de conclusão, abrindo, assim, mais 276 novas vagas para fortalecer o combate à superlotação.
Segundo dados da Sejap, os demais presídios em construção, nas cidades de Pinheiro, Timon e Imperatriz, feitos por meio de contratos com empresas especializadas, devem ser entregues no início de 2016, quando deverão ser abertas pelo menos 60% das 1.698 novas vagas do cronograma de obras.
Além disso, em setembro deste ano, a Sejap deu um importante passo na revitalização do Complexo de Pedrinhas, feita com mão de obra dos próprios internos e inaugurou, em setembro, a primeira fábrica de blocos de concretos e meio-fio da Penitenciária de Pedrinhas.

terça-feira, 10 de novembro de 2015

Secretaria de Segurança Pública reúne com o prefeito e vereadores de São Mateus

Foto: Nilson Figueiredo


Por Anselmo de Jesus / Ascom SSP

O Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado de Segurança Pública (SSP), realizou, na manhã desta terça-feira (10), um encontro de trabalho com representantes do município de São Mateus para tratar do reforço do contingente policial para aquela cidade. O evento, realizado no gabinete da SSP, faz parte do programa de ações desenvolvidas sistema de segurança com vistas a combater a violência no Estado.

Na ocasião, estiveram presentes, o secretário de Segurança Pública, Jefferson Portela, o delegado-geral de Polícia Civil, Augusto Barros, o superintendente da Polícia Civil na capital, Dicival Gonçalves. Do município de São Mateus estiveram presentes o prefeito Hamilton Aragão, o presidente da Câmara de Vereadores, Jessé Soares e os vereadores Giovan Moreno e Alessandro Manoel Alvana., além de outras lideranças.

Na oportunidade, representantes da cidade relataram os problemas que estão enfrentando em relação a segurança pública. Durante a reunião foi entregue ao secretário uma lista de reivindicações sobre as necessidades daquele município. Jefferson Portela, afirmou que as demandas serão prontamente atendidas e que o governador Flavio Dino já autorizou a nomeação de delegados e a compra de novas viaturas para atender as necessidades da população.


“O governo está empenhado no sentido de promover a paz e reduzir os índices de violência no Maranhão. O objetivo do encontro de hoje é buscar a redução dos índices de criminalidade no Estado”, explicou o secretário Jefferson Portela. Também foi anunciado uma audiência pública em até 30 dias para debater as ações realizadas na cidade de São Mateus.

Itaqui-Bacanga para tratar da obra na barragem




Uma comissão de moradores da área Itaqui-Bacanga foi recebida na Secretaria de Estado de Infraestrutura nesta segunda-feira (9), para tratar sobre a obra de recuperação da Barragem do Bacanga. O grupo foi recebido pelo secretário Clayton Noleto e pelo subsecretário Ednaldo Neves que ouviram as demandas da comunidade e explicaram as medidas já executadas e as próximas ações para a recuperação da barragem. 


No dia 17 de setembro deste ano o cabo de aço que sustentava a única comporta em funcionamento na Barragem do Bacanga se rompeu, devido à falta de manutenção das gestões anteriores. Uma segunda comporta está também danificada há mais de dez anos. Imediatamente após a queda da comporta, o Governo do Estado iniciou uma operação emergencial para evitar que as áreas próximas fossem alagadas. Uma barreira de pedras foi erguida para evitar a inundação pela maré e o retorno da água do lago formado pela barragem. Durante essa operação, equipes do Corpo de Bombeiros e da Defesa Civil monitoraram a situação nessas áreas e prestaram todas as orientações à população. Um plano de evacuação emergencial da área foi montado, no caso de haver inundações, o que acabou não ocorrendo devido à ação emergencial na barragem. 


Na reunião com a equipe da Sinfra, os moradores do Sá Viana explicaram que muitas famílias tiram seu sustento da pesca no Rio Bacanga e que, por isso, gostariam de saber sobre o andamento da obra. Segundo eles, os pescadores têm receio que com a chegada do período chuvoso a barragem fechada para a execução da obra traga de volta o risco de alagamentos ou provoque a mortandade de peixes. 


O secretário Clayton Noleto explicou que além de fazer a ação emergencial, evitando que os bairros ficassem alagados, a Sinfra também já tomou providências para realizar um serviço definitivo de recuperação da barragem. Ele informou ainda que está sendo finalizado o processo de contratação da empresa para a obra e que o contrato deve ser assinado esta semana. “Assim que soubemos da queda da comporta da barragem iniciamos uma ação emergencial a fim de evitar o alagamento das casas. Após essa etapa, iniciamos o processo de contratação da empresa para a recuperação definitiva, tanto da comporta que quebrou quanto da outra que está parada há mais de dez anos”, explicou. 


Clayton Noleto disse ainda que a preocupação dos pescadores e moradores da área é pertinente, mas que a obra vai ser iniciada dentro dos próximos dias, já que a empresa já foi contratada e a obra deve ser iniciada nos próximos dias. “Entendemos a preocupação da comunidade, dos pescadores, e estamos recebendo todos aqui na Sinfra para explicar o andamento, o trâmite burocrático. Essa é a determinação do governador Flávio Dino: ouvir a comunidade, dialogar e buscar a solução para os problemas”, finalizou. 


O presidente da União de Moradores do Sá Viana, Alex Rodrigues, vê como positivo o resultado da reunião com a Sinfra. “A gente só tem a agradecer, pois o Governo do Estado sempre nos deu muita atenção durante esse período e não houve alagamentos nem morte dos peixes. E agora estamos satisfeitos, pois saímos com o compromisso de que a recuperação da barragem já vai começar”, declarou.

--

Comitê de Imprensa da Câmara comemora o Dia do Radialista


O Comitê de Imprensa Jornalista Moreira Serra da Câmara Municipal de São Luís, numa iniciativa da Diretoria de Comunicação da Casa, na ultima quarta-feira, (04), prestou uma homenagem ao Dia do Radialista, instituído por meio da Lei nº 11.327, de 24 de julho de 2006, com um café da manhã oferecido aos profissionais de comunicação.
A antecipação foi necessária em razão da data comemorativa ao radialista este ano acontecer no próximo sábado. Segundo o radialista Herbert Pereira, Betinho, “esta é uma data significativa para nós, e dizer que é muito gratificante o exercício dessa profissão de radialista que corre no nosso sangue”.
Numa mensagem votada para a categoria, ele disse que “é bom ver todos assim unidos, pois a gente precisa é se unir para demonstrar firmeza e respeito que deve ter para com o radialista”. Falando sobre o evento, a diretora de comunicação do Legislativo Ludovicense, jornalista e radialista Itamargarethe Correia Lima, “esta é uma justa homenagem que prestamos aos profissionais de rádio, onde também me incluo já que minha trajetória profissional na área de comunicação teve início no rádio”.
No seu depoimento, ela destaca “esses grandes profissionais do rádio que militam aqui na Câmara Municipal, espero que essa homenagem com esse café da manhã tenha sido a altura, já que contamos com o apoio do presidente Astro de Ogum, que não hesitou em prestar essa homenagem a esses grandes profissionais parceiros que atuam na Câmara, desempenhando seu trabalho”.
Para prestar a homenagem da Câmara Municipal aos radialistas, o vereador Francisco Carvalho (PSL), 1º vice-presidente da Casa, destacou que “esse é um momento de significativa importância para nós que fazemos a Câmara, onde reconhecemos  papel da imprensa, e nesse momento com destaque aos radialistas pesa passagem comemorativa do seu dia”.
COMEMORAÇÃO EM DUAS DATAS
Curiosamente o Dia do Radialista tem no nosso calendário duas datas comemorativas. Para começo de assunto existe uma informação de que a história do Dia do Radialista teve início em 1943, no Governo Getúlio Vargas. O então presidente sancionou uma Lei com a qual fixava um piso salarial, ou remuneração mínima para os profissionais da categoria. No entanto, com uma mudança imposta por uma lei federal 11.327, de 24 de julho de 2006, os radialistas passaram a ter duas datas para comemorar, além do tradicional Dia do Rádio (21 de setembro). O dia 21 de setembro virou uma data simbólica e 07 de novembro a oficial.
A mudança aconteceu em decorrência a uma homenagem ao músico e radialista Ary Barroso. –

Secretaria de Segurança apresenta suspeitos de assalto à agência da CEF em Bacabal


Foto: Nilson Figueiredo

A cúpula da Secretaria de Segurança Pública (SSP) apresentou na manhã desta terça-feira (10), no auditório Leofredo Ramos, três suspeitos de assaltarem a agencia da caixa econômica federal na ultima sexta-feira (6), na cidade de Bacabal. A operação da Policia Civil foi realizada por intermédio da Superintendência Estadual de Investigações Criminais (SEIC) e teve apoio do Grupo de Repressão ao Crime Organizado (GRECO) e Policia Federal do Piauí

De acordo com as informações da policia os suspeitos identificados por Gilson Cardoso dos Santos, vulgo “GORDO” de 46 anos, Flavio Junior de Figueiredo, vulgo “PEQUENO” e Marco Paulo Chini, vulgo “PAPAEL”, são oriundos do estado de São Paulo e fazem parte de uma organização criminosa de repercussão nacional.

O Superintendente da SEIC Thiago Bardal repassou que a prisão dos suspeitos aconteceu no final da tarde desta segunda-feira (09), no aeroporto de Teresina, no momento em que eles se preparavam para fugir. A polícia de forma integrada fez todo o monitoramento e deu voz de prisão à quadrilha. A prisão se deu após serem analisadas as câmeras de vídeo monitoramento da agência e também pelas investigações que se procederam pela ação em conjunto com as polícias. “Após a prisão em flagrante dos suspeitos, eles foram ouvidos e confessaram a ação criminosa, tendo participação de dois outros comparsas que conseguiram fugir”, disse o delegado.

Foto: Nilson Figueiredo


O delegado Thiago Bardal disse ainda que o valor levado pelos criminosos ainda não foi recuperado, mas que os outros dois suspeitos de participarem da ação criminosa já foram identificados e que estão realizando diligências para efetuar as prisões.  

Para o Secretário de Segurança Pública Jefferson Portela as delegacias da capital já estão recebendo o apoio necessário  das quatro áreas seccionais no sentido de intensificar uma segurança mais presente contra a criminalidade em toda a sua atuação. “Estamos realizando uma interação mais presente entre as polícias na área da inteligência para uma ação mais eficiente. Além disso, já foram efetuadas 18 modificações na segurança pública visando mais operacionalidade”, finalizou o secretário Jefferson Portela.  

O delegado da Polícia Federal Nelson Kneip Macedo informou que “Temos melhorado essa integração entre as policias que hoje já existe entre as áreas do serviço de inteligências, as quais se comunicam de maneira mais forte, principalmente nas áreas operacionais. Um dos exemplos é com o Gabinete de Gestão Integrada (GGI) que são reuniões constantes envolvendo os órgãos de segurança do Estado, coordenado pelo governador, com a Polícia Rodoviária Federal e a própria Polícia Federal e outros mecanismos. Isto tem se mostrado como necessário diante desta sofisticação que temos observado na criminalidade envolvendo crimes sempre  interestaduais e muitas vezes  transnacionais, daí a necessidade da integração entre as polícias”, completou o delegado.  

Investigação e monitoramento da quadrilha  

O delegado Tiago Bardal disse que durante a ação criminosa os suspeitos estavam vestidos com fardamento de segurança e portando crachá para facilitar o acesso na agencia bancaria. Após a fuga foram iniciados monitoramentos que culminaram na prisão dos três envolvidos no crime.  

O delegado ressaltou ainda que os mesmos já tinham antecedentes criminais e respondiam respectivamente pelos crimes de roubo a banco, tráfico de droga, sequestro, formação de quadrilha e ainda são suspeitos de integrar uma organização criminosa - Primeiro Comando da Capital, (PCC). 

As investigações procedem no sentido de identificar e prender o restante da quadrilha no intuito de recuperar o valor roubado. O bando foi preso e autuado pelo crime de roubo a banco e foram encaminhados para o Complexo Penitenciário de Pedrinhas.


SESSÃO SOLENE PROPOSTA PELO DEPUTADO CABO CAMPOS CONCEDE TÍTULOS DE CIDADÃO MARANHENSE

Foto: J.Roberto



Por  Michel Mendonça / Ascom - Cabo Campos

Por meio de um requerimento realizado pelo deputado Cabo Campos (PP), a Assembleia Legislativa do Maranhão realizou, na manhã da última sexta-feira (13), uma sessão solene de entrega de títulos de cidadão maranhense a duas personalidades que são destaques pelos relevantes serviços prestados à sociedade.

O título foi concedido ao promotor de justiça Domingos Eduardo da Silva, onde é titular da 5ª Promotoria de Justiça Criminal de Imperatriz, nascido em São Félix (PI), Domingos Eduardo é graduado em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás, com especialização e mestrado em Ciências Criminais pela Universidade Federal de Goiás.O titular da 5ª Promotoria de Justiça Criminal de Imperatriz ingressou no Ministério Público do Maranhão em junho de 1995, tendo atuado nas comarcas de Esperantinópolis, Estreito, Grajaú e Imperatriz. Como reconhecimento pelo seu trabalho, já recebeu os títulos de cidadania dos municípios de Esperantinópolis, Poção de Pedras, Estreito, Grajaú e, agora, Imperatriz.

Outra personalidade a receber a honraria foi o Bispo Samuel Ferreira, representando seu pai, Manuel Ferreira, presidente mundial das Igrejas Assembleias de Deus ministério Madureira. Um homem de destaque no cenário cristão evangélico, o bispo Manoel Ferreira já foi agraciado com diversos títulos, medalhas e comendas, em diversos estados do Brasil e também pelo governo federal, em reconhecimento aos relevantes trabalhos prestados, não só à igreja, mas pela nação brasileira, onde lidera projetos de inclusão social para pessoas carentes, crianças e idosos no Brasil e em outros países como Bolívia, Rússia, Noruega e Ucrânia. Sendo indicado no ano de 2008 ao prêmio Nobel da Paz.

O ato foi presidido pelo deputado estadual Wellington onde reuniu um grande número de pessoas no plenário Nagib Haickel. O primeiro a discursar foi o autor do requerimento da sessão solene, o deputado Cabo Campos, que falou da satisfação daquele momento. “É com imensa satisfação que iniciamos esta sessão solene para entrega dos títulos de cidadãos maranhenses a esses dois homens que tanto contribuem ao nosso estado e nação. Um forte reconhecimento às suas funções desempenhadas, ao promotor de justiça Domingos Eduardo, que ergue a bandeira da justiça com o foco na equidade, e ao bispo Manoel Ferreira, representado por seu filho Samuel Ferreira, do ministério Madureira do Brasil, que semeia restauração na nossa nação e estado, por meio da fé em Cristo Jesus, restaurando famílias, que é a ponte basilar de uma nação”, discursou Cabo Campos, que fez menção à importância das contribuições desses homens na sociedade.

Em seguida, subiu à tribuna o primeiro homenageado, o promotor de justiça Domingos Eduardo. Após saudar os colegas e os parlamentares, Domingos Eduardo agradeceu a Deus, e ao deputado Cabo Campos propositor da solenidade. “Estou muito emocionado, por ser agora cem por cento maranhense, assim quero agradecer a Deus por essa honra, ao deputado Cabo Campos e a casa legislativa por me conceder tão alta honraria”, agradeceu.

A música também teve seu espaço, a abertura teve como cântico o hino nacional com a irmã Lucidalva Rodrigues que cantou o hino nacional, Ivanilde Trajano cantando Deus dos Campos e por final emocionando a todos o vocal Cibe Maranhão, que trouxe canções tradicionais da arpa cristã.

O Bispo Samuel Ferreira, representando seu pai, Reverendo Manoel Ferreira, expressou sua gratidão por receber tamanha honraria. “Sentir-me extremamente honrado, esse título engradece a história do bispo Manuel Ferreira, muito agradecido por essa casa que por meio do deputado Cabo Campos nos concedeu essa homenagem. A forma que fomos recebidos levaremos como uma linda lembrança em nossos corações,” disse Samuel Ferreira.

Por fim, o deputado Cabo Campos agradeceu a presença de todos e ressaltou a importância da solenidade, além de destacar o importante papel da Igreja e dos homens valorosos que foram prestigiados.

Programação Novembro Azul 2015- Fundação Antonio Dino‏


NA CIDADE

  • Palestras com empresas parceiras sobre a importância da saúde masculina
Data: a partir do dia 03 de novembro
 Ação Esportiva
Atividade: Novembro Fitness
Compre a camisa da campanha Novembro Azul, no valor de R$ 30,00, na Personal Group, e garanta a sua inscrição.
VAGAS LIMITADAS!
Data:  16 de novembro | Segunda-feira
Local: estacionamento academia Personal Group – Calhau
Hora: 19h
*Toda renda será revertida para melhorias do serviço de urologia do HCAB.
  • Um dedo de prosa 
Happy Hour educativo e humorado com a apresentadora do programa “Sem Vergonha” – Tv Guará , Mônica Moreira Lima, contracenando com convidados e profissionais da área de saúde do Hospital do Câncer Aldenora Bello – HCAB.
Data : 24 de novembro | Terça-feira
Local: Rock & Ribs – Ponta do Farol
Hora: 19h às 22h
Participação da Banda Púrpura e sorteio de brindes
Valor da adesão: R$ 80,00 (buffet s/ alcoólico)
*Toda renda será revertida para melhorias do serviço de urologia do HCAB.
Informações: 3089.3153
 NO HOSPITAL
 Abertura da campanha Novembro Azul
Atividade: Iluminação em azul no prédio da Instituição
Data: a partir de 1º de novembro

  • Minuto Azul
Pacientes, visitantes, funcionários e voluntários serão abordados com ações educativas da Campanha Novembro Azul.
Data: durante o mês de novembro, ao longo do dia.
Local: Hospital do Câncer Aldenora Bello
  • Momento de Apoio à Saúde do Homem (MASHO)
Momento de conversa com profissionais da área de saúde tratando de assuntos voltados ao câncer masculino.
Público: livre
Data: 18, 19, 20 e 27 de novembro
Hora: 08h às 12h
Local: Auditório – Centro de Estudos do HCAB
  • Atendimento aberto à população masculina (a partir dos 40 anos)
Atendimento gratuito voltado para a prevenção do câncer masculino.
Data: 27 de novembro –  07h às 12h
Local: Ambulatório do Hospital do Câncer Aldenora Bello.
*Entrega antecipada de senhas: dia 26 de novembro, às 16h, no ambulatório SUS. SENHAS LIMITADAS!

CPTUR sob o comando do Tenente-coronel Roberto Ribeiro, realiza com sucesso operação Transporte Seguro no Terminal da Integração no Anel Viário


AgAEenrKADkSx0lmdfqnrqgfYjWZm2XNJihKEE4CX3E4Por determinação do Coronel Marco Antônio Alves da Silva, comandante geral da Polícia Militar do Maranhão, a Companhia de Policiamento Turístico(CPTUR), comandada pelo tenente-coronel Roberto Ribeiro, deflagrou na ultima quinta-feira(05), a Operação Transporte Seguro.

A operação foi realizada no terminal da integração do Anel Viário, policiais da CPTUR, ocuparam a área interna do terminal, fazendo revistas nos passageiros de cada ônibus, que lá desembarcavam.
Ai-7SDNfc-Hba8HZpxAba2tFZvq9xq_Ko-W5LYXOiv6d
Operações como essas fazem parte das medidas tomadas pelo secretário de estado de segurança pública do Maranhão Jefferson Portela, para conter onda de criminalidade e principalmente coibir os assaltos aos ônibus na região metropolitana de São Luís.
A Operação Transporte Seguro foi realizada com sucesso pelos os policiais da Cptur.
Nesta Operação foram apreendidas  armas e individo-os suspeitos foram conduzidos para o plantão do Parque do Bom Menino, essa operação mostra o empenho dos nossos policiais. É a briosa Policia Militar do Estado nas ruas, combatendo a criminalidade.

EXCLUSIVO: Dr. Augusto Barros Delegado Geral, fala das ações da Polícia Civil do Maranhão e das mudanças na cúpula da instituição

124_7998
Dr. Augusto Barros/Delegado Geral da Polícia Civil do Maranhão
Do Blog SJNoticias
O Sjnotícias esteve na manhã da ultima quarta-feira(04), conversando com o Delegado Geral do Maranhão Dr. Augusto Barros, ocasião em que ele falou das ações da polícia civil no estado, no combate ao tráfico de drogas, da repreensão aos assaltos as agências bancárias no interior do estado, do combate a corrupção no Maranhão, na criação das novas superintendências e nas mudanças realizadas na cúpula da Polícia Civil.
Quanto as ações da policia civil na sua gestão como delegado Geral:
O Dr. Augusto Barros  falou ao repórter Stenio Johnny que inicialmente esta sendo feito um trabalho de reaparelhamento na estruturação de todas as unidades  da polícia judiciária que compõe a Policia civil do Maranhão.
Criação de unidades de estrutura administrativa para garantir melhor operacionalidade no trabalho da instituição policial.
Criação de três novas superintendências:
Superintendência de Combate a Corrupção
Superintendência de Investigação de Homicídios e Proteção as Pessoas
Superintendência de Combate a Narcóticos.
Criação dos delegados seccionais, que passaram a exercer um cargo descentralizador, onde cada delegado irá atuar nas áreas norte, sul, leste e oeste da região metropolitana de São Luís..
Diminuição na permanência de presos nas delegacias da capital e no interior.
Ações da Polícia Civil no combate ao tráfico de drogas e assaltos as agências bancárias no interior do estado.
Na ação de combate ao tráfico de drogas, o Delegado Geral falou que a Polícia Civil tem feito a sua parte, investigando, fazendo incursões,  realizando operações com resultados positivos desbaratando quadrilhas de traficantes, e prendendo aqueles que realizam esta prática criminosa,  apreendendo armas e mais de 700k de drogas que poderiam gerar em lucro,  algo em torno de dez milhões de reais as organizações criminosas. Disse o Delegado Geral!
Quanto  aos assaltos seguidos de explosões de caixas eletrônicos em agências do interior maranhense, Augusto Barros Falou que esta prática delituosa é vista como desafio a nível nacional, segundo Dr. Augusto, as quadrilhas tem usado planos estratégicos, diminuindo o número de integrantes e aumentando a qualidade dos armamentos usados com explosivos.
Augusto Barros acrescentou ainda que a falta de política nacional de controle efetivo das empresas que vendem explosivos, facilita o uso destas armas de auto potencial destrutivo, mas apesar das dificuldades, a Polícia Civil do Maranhão tem dado resposta satisfatória combatendo esta prática criminosa, neutralizando as ações dessas quadrilhas, apreendendo um significativo número de armamentos e explosivos, prendendo os assaltantes de bancos, que em sua maioria vem de outros estados, instalando-se no Maranhão realizando assaltos em agências bancárias do interior estado, explodindo caixas eletrônicos deixando a população em pânico.
Para combater esta onda de assaltos a agências no interior do estado, o governo do Maranhão através da Secretária de Estado da Segurança Publica, que tem como secretário Dr. Jefferson Portela, vem realizando ações conjunta com a Policia Militar do Estado e homens do Centro Tático Aéreo do Maranhão(CTA), no sentido de neutralizar as ações dessas quadrilhas, prendendo seus integrantes, devolvendo assim a paz, a tranquilidade e a segurança para o povo maranhense. Pontuo Augusto Barros.
Combate à Corrupção
O Delegado falou que a Polícia Civil, tem a importante missão de combater as más práticas, por conta disso, o governador Fávio Dino, através da Secretaria de Estado de Segurança Pública do Maranhão criou a Superintendência de Combate a Corrupção, com treinamento específicos para escrivães, investigadores e delegados, preparando-os para investigar prender e encaminhar à justiça os servidores públicos envolvidos em crimes de corrupção, uma vez que este tipo de crime, dá origem a outras práticas criminosas que afetam o cidadão e a sociedade. Concluiu Dr. Augusto Barros.
Mudanças na cúpula da Polícia Civil
Finalizando a entrevista o Delegado Geral do Maranhão Dr. Augusto Barros falou das mudanças na cúpula da Polícia Civil do Maranhão, Segundo ele as mudanças foram feitas objetivando um melhor aprimoramento, qualidade e dinamismo no trabalho da instituição.
As mudanças anunciadas pelo de Delegado Geral São as Seguintes:
André Gossain para a direção do Departamento de Operações Táticas Especiais com o objetivo de aproveitar suas experiências na criação das Operações Especiais no Estado. O (DOTE) é subordinado a Superintendência Estadual de Investigações Criminais (SEIC), e tem como objetivo desenvolver técnicas aprimoradas para situações de alta complexidade, bem como preparar e aperfeiçoar a performance dos policiais diante das circunstâncias atípicas inerentes aos riscos da profissão.
A Superintendência Estadual de Investigações Criminais (SEIC), passa a ser coordenada pelo delegado Tiago Bardal que já vinha desenvolvendo um excelente trabalho à frente da Superintendência de Investigações ao Narcotráfico (SENARC). Ainda de acordo com o delegado geral, a principal meta é otimizar os trabalhos realizados pelo delegado Tiago Bardal em todos os departamentos.
Assume a Superintendência Estadual de Repressão ao Narcótico (Senarc), o delegado Carlos Alessandro, que compunha o Departamento de Combate ao Crime Organizado da SEIC. A missão dada pelo Delegado Geral é desenvolver o bom trabalho que já vinha sendo realizado pelo delegado Tiago.
Houve também uma mudança no âmbito da estrutura da Delegacia Geral, o delegado Lawrence Melo Pereira assume a Superintendência de Combate a Corrupção, (SECOR) e para assumir o cargo de delegado adjunto da DG, foi nomeada a delegada Adriana Amarante, que era Superintendente da Policia Civil da Capital, (SPCC).
Para a Superintendência da Policia Civil na Capital, Augusto Barros escolheu o delegado Armando que estava trabalhando no setor de inteligência do Sistema de Segurança Pública.